terça-feira, 9 de outubro de 2012

* Sessão Cineclubista In Memorian a Che Guevara

Hoje dia do assassinato do Poeta Che Guevara, símbolo da Luta Socialista nas Américas.
Faremos sessão cineclubista em nosso Centro Cultural do GRUCALP (Rua Tenente Antonio Becco, 28, defronte ao Colégio Dimensão da Maçonaria), Bairro Centro - Palmares - PE à partir das 19h. 30min.
Exibição do filme " Ernesto Che Guevara, homem, companheiro e amigo", com debate sob moderação de Jaorish.

O filme tem imagens originais de Che Guevara. 
Embora um guerrilheiro, Che Guevara criticava o militarismo: "A farda modela o corpo e atrofia a mente" (Che Guevara)




Sinopse do filme:

Ernesto Che Guevara foi um dos protagonistas da história do século XX. Passados décadas de sua morte, ele continua mais vivo do que nunca no imaginário coletivo e nas lendas da América Latina, como a esperança de libertação para todos os povos oprimidos do mundo. Utilizando raras imagens de arquivo, incluindo todo o material disponível no acervo estatal de Cuba, Ernesto 'Che' Guevara é um excelente filme histórico que acompanha todas as etapas da vida desse grande mito: da sua juventude na Argentina à sua trágica morte no interior da Bolívia, passando por sua legendária campanha como revolucionário. Além disso, muitos aspectos de sua vida pessoal são revelados. A trilha do filme é composta de um belíssimo cancioneiro de músicas latinas e internacionais, dedicadas a Che.


  • Informações Técnicas
    Título no Brasil:  Ernesto Che Guevara, Homem, Companheiro, Amigo...
    Título Original:  Ernesto Che Guevara / Ernesto Che Guevara: L'uomo, il compagno, l'amico
    País de Origem:  Itália / Cuba
    Gênero:  Documentário
    Classificação etária: 14 anos
    Tempo de Duração: 105 minutos
    Ano de Lançamento:  1995
    Site Oficial: 
    Estúdio/Distrib.:  Versátil Home Vídeo
    Direção: 
  •  
  •  
    Elenco
    ... O Próprio (archive footage)
    ... A Própria (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
    ... O Próprio (archive footage)
  •  

A História desta foto mais famosa de Che Guevara:

No dia 5 de março de 1960, acontecia em Ha
vana, um memorial dedicado às vítimas da explosão de La Coubre. O fotógrafo Alberto Korda estava na ocasião, quando percebeu a chegada de Ernesto Guevara, que nunca foi muito de deixar ser fotografado. Ele (Korda) buscou um ângulo favorável, ensaiou algumas tentativas, e fotografou. De acordo com Korda, Guevara demonstrava "imobilidade absoluta, raiva e dor". O guerrilheiro tinha 31 anos quando a fotografia foi tirada. 7 anos mais tarde, a foto foi publicada pela primeira vez. Acredita-se que é a foto mais (re)publicada da história. Che foi capturado no dia 8 de outubro de 1967, pelo exército boliviano sob o comando da CIA, e assassinado no dia seguinte (dia 9).

Hoje faz 45 anos!


 Frases de Che Guevara:


Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.
Che Guevara

 Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.
Che Guevara

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Che Guevara


Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.
Che Guevara

A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber a bandeira de nossas mãos.
Che Guevara
O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.
Che Guevara

Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.
Che Guevara

Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados
Che Guevara

"Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado."
Che Guevara

O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.
Che Guevara

A verdadeira capacidade de um revolucionário se mede por sua habilidade de encontrar táticas revolucionárias adequadas para cada mudança de situação.
Che Guevara

"A reforma agrária radical é a única que pode dar a terra ao camponês."
Ernesto Che Guevara


"A culpa de muito dos nossos intelectuais e artistas reside em seu pecado original; não são autenticamente revolucionários."
Che Guevara


 "Eu creio que a primeira coisa que deve caracterizar um jovem comunista é a honra que se sente por ser jovem comunista. Essa honra que o leva a mostrar-se a toda gente na sua condição de ser comunista, que não o submete à clandestinidade, que o não reduz a fórmulas, mas que ele manifesta em cada momento que lhe sai do espírito, que tem interesse porque é o símbolo de seu orgulho.

Junta-se a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos semelhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo.

Isso é algo que deve caracterizar o jovem comunista. Paralelamente, uma grande sensibilidade a todos os problemas e uma grande sensibilidade em relação a justiça."
Che Guevara

"O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialismo é um regime a que se chega historicamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distribuição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa sitação de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalismo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveitamento do fruto do trabalho era feito pelos capitalistas individialmente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção."
Che Guevara