segunda-feira, 29 de abril de 2013

* Hoje, Dia Internacional da Dança, GRUCALP comemorando com evento

Hoje, dia 29 de Abril/2013, Dia Internacional da Dança, GRUCALP comemorando homenageia artistas da nossa terra, com ação cineclubista e apresentações de dançarinos, no Auditório Prof. Miguel Jasselli, no Centro Cultural do GRUCALP, situado na Rua Diário de Pernambuco, 435 (rua do Pastel Dom Paulista), Bairro Modelo - Palmares - PE:

Noite da Dança no Centro Cultural do GRUCALP:
À partir das sete e meia da noite
Sessão Cineclubista:
            - Com exibições de vídeos históricos sobre a atriz, dançarina e coreógrafa palmarense Gil Sales (iniciou carreira artística em 1974, aos 8 anos de idade, no GRUCALP, sob a Direção de Telles Júnior). Empreendedora cultural, incansavelmente buscando, desenvolvimendo e divulgando jovens talentos dançarinos jovens palmarenses. Atualmente está levando avante o PROJETO SAPATILHAS PARA OS PÉS DESCALÇOS.
             - Vídeo sobre a apresentação da Cia. Swing Erê, na ocorrida no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos, na noite do dia 19 de Abril de 2013.
             - Exibição do filme FLASHDANCE ( filme americano de 1983, bem movimentado e alegre ao gosto juvenil, do gênero romance musical, realizado por Adrian Lyne. O filme foi produzido por Jerry Bruckheimer e Don Simpson, e se tornou o terceiro filme mais assistido naquele ano 1 e também um dos mais conhecidos da década de 1980. O filme tornou-se uma referência para artistas como Jennifer Lopez e Geri Halliwell)

Apresentação de dançarinos da Cia. Swing Erê.

HOMENAGEM ESPECIAL: GISELDA DE BARROS SALES (GIL SALES)


 Quarta Parte do documentário "Telles Júnior - Vivo na Arte Imortal". Narrado, dirigido e montado por Jaorish Gomes Teles da Silva, filho de Telles J[unior. Cena da Peça Teatral "Rota de Liberdade", de autoria de Telles Júnior e Jaorish, dirigida por Telles Júnior, Jaorish e Gil Sales. Apresentação do dia 13 de Maio de 1988, no Theatro Cinema Apolo (Palmares - PE). Gil Sales declamando, contracenando numa coreografia com Késia Cristina da Silva Xavier. Cena da peça teatral, Telles Júnior interpretando um feiticeiro africano.

 
Após apresentação do espetáculo "Rota da Liberdade" (13 de Maio de 1988), a coreógrafa e Diretora atriz Gil Sales proferiu convite à platéia sobre como o GRUCALP está aberto à participação de todos os interessados em teatro e cultural em geral.
Aquele espetáculo teve Direção de Telles Júnior, Gil Sales e Jaorish.


SOBRE O FILME FLASHDANCE:


Flashdance - Em Ritmo de Embalo
Estados Unidos
1983 •  cor •  95 min

Uma jovem de garra e talento não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para isso, durante o dia, ela trabalha como operária e à noite trabalha como dançarina numa boate. No decorrer do filme, ela se envolve com seu chefe, Nick, e prepara-se para se candidatar a uma escola de dança de prestígio. A som de uma boa trilha sonora durante seu exame, ela dança bem (apesar de cair no início da apresentação), e sai da escola feliz, correndo e pulando. Ela se encontra com Nick e o filme termina, sem deixar claro se ela foi ou não bem sucedida.


Produção
Direção Adrian Lyne
Roteiro Joe Eszterhas
Thomas Hedley Jr.
Elenco original Jennifer Beals
Michael Nouri
(ver mais)
Género Romance muiscal
Idioma original inglês
Música Dennis Matkosky
Giorgio Moroder
Michael Sembello

Elenco

  • Jennifer Beals .... Alexandra Owens
  • Michael Nouri .... Nick Hurley
  • Lilia Skala .... Hanna Long
  • Sunny Johnson .... Jeanie Szabo
  • Kyle T. Heffner .... Richie
  • Lee Ving .... Johnny C.
  • Ron Karabatsos .... Jake Mawby
  • Belinda Bauer .... Katie Hurley
  • Malcolm Danare .... Cecil
  • Philip Bruns .... Frank Szabo
  • Micole Mercurio .... Rosemary Szabo
  • Lucy Lee Flippin .... secretária
  • Don Brockett .... Pete
  • Cynthia Rodes .... Tina Tech

Produção

Inseguros do potencial do filme, executivos da Paramount Studios venderam 25% dos direitos à Don Simpson antes do lançamento 2 . Foram realizados testes por todo o país para o papel de Alex Owens. Entre as finalistas encontravam-se Jennifer Beals, Demi Moore e Leslie Wing2 . Após o lançamento do filme, foi revelado que algumas cenas foram filmadas pela dançarina Marine Jahan.
O pôster do filme, com Jennifer Beals usando um suéter com a gola exageradamente esticada, tornou-se uma das marcas do fime. Tal efeito, entretanto, não foi obtido propositalmente. Beals havia deixado a roupa por tempo demais na lavadora, levando-a a encolher. Para que pudesse usá-la, teve que cortar um grande pedaço na gola3 .

Direitos

Flashdance é inspirado na vida de Maureen Marder, uma mulher que trabalhava de dia como operária e de noite como dançarina em Toronto, e que aspirava entrar numa prestigiosa escola de dança. Pouco antes da estréia do filme, Maureen assinou um contrato no qual autorizava a Paramount Pictures a retratar sua vida no filme 4 pela valor de 2.300 dólares. Após verificar o uso de coreografias do filme no vídeo da canção I'm Glad, de Jennifer Lopez, Maureen resolveu processar a Sony Corporation (realizadora do vídeo) e a Paramount Pictures, uma vez que o filme havia obtido cerca de 150 milhões de dólares, dos quais Maureen não teve parte.
Em junho de 2006, a Corte de Apelação de San Francisco negou a apelação de Maureen, com os três juízes concordando que, quando da assinatura do contrato, não havia evidência de que o mesmo estava sendo feito através de fraude, ainda que os valores possam ser considerados muito inferiores ao valor arrecadado nas bilheterias 4 .

Repercussão

Flashdance foi o primeiro sucesso de um grupo de pessoas que viria a figurar entre as mais bem-sucedidas da indústria nos anos seguintes. O filme foi a primeira colaboração entre Don Simpson e Jerry Bruckheimer, que posteriormente viriam a produzir juntos Top Gun e Beverly Hills Cop, enquanto o diretor Adrian Lyne viria a participar de filmes como Fatal Attraction, Nine 1/2 Weeks, Indecent Proposal e Lolita. Lynda Obst, roteirista responsável pelo desenvolvimento do primeiro esboço do filme, viria a produzir Adventures in Babysitting, The Fisher King e Sleepless in Seattle.

Prêmios e nomeações

Oscar 1984 (EUA)
Globo de Ouro 1984 (EUA)
  • Venceu nas categorias de melhor trilha sonora - cinema e melhor canção original- cinema (Flashdance... What a Feeling).
  • Indicado nas categorias de melhor filme - comédia/musical, melhor actriz - comédia/musical (Jennifer Beals)e melhor canção original (Maniac).
BAFTA 1984 (Reino Unido)
  • Venceu na categoria de melhor edição.
  • Indicado na categoria de melhor trilha sonora, melhor som e melhor canção original (Flashdance... What a Feeling).
Grammy 1984 (EUA)
  • Venceu na categoria de melhor banda sonora de um filme ou programa de TV.
Framboesa de Ouro 1984 (EUA)
  • Indicado na categoria de pior argumento.



O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.1
Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".



 

* Grupos de Dança de Rua da Mata Sul no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos em Palmares - PE dia 19 de Abril 2013

Hoje, 29 de Abril é o Dia Internacional da Dança e homenageamos aos dançarinos palmarenses e das cidades circunvizinhas que dançaram sob terrencial chuva lá no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos, durante a noite do dia 19 de Abril/2013.
O Anfiteatro estava lotado com uma platéia amparada de sombrinhas e guardas-chuvas, ansiosa para ver os dançarinos.
O evento foi promovido pela Cia. Swing Erê e GRUCALP, sem onerar aos cofres públicos. Dançarinos num grande encontro de dança de rua (Muvucão, como chamam na gíria). Um encontro de grupos de dança de rua de Palmares e cidades vizinhas, sem competição e sem prêmios. Apenas o prazer de dançar levou os dançarinos a realizar o evento que nem a chuva torrencial pôde impedir!
Parabéns a todos os dançarinos!
GRUCALP sempre apoiou os esforços da juventude palmarense e é celeiro de formação de cultura artística em Palmares.
Dia 19 de Abril de 2013 ocorreu o 1º Muvucão - Encontro de Grupos de Dança de Rua, no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos, em Palmares - PE

No vídeo abaixo, apresentação da Cia. Swing Erê, dirigido por Anderson Alex (Buiú).
O Anfiteatro estrava lotado, mesmo com intensa chuva caindo. Dançarinos com soupas ensopadas dançando e platéia ansiosa para ver os grupos de Palmares, Água Preta, Catende, Gameleira e Tamandaré.






 

As fotos mostram cenas do evento:

 Olha como a Praça Paulo Paranhos estavam repleta de gente amparada de sombrinhas e guardas-chuvas sob a chuva intensa.












* Pelas nossas raízes culturais regionais!