segunda-feira, 29 de julho de 2013

* Hoje, dia 29 de Julho, 40 anos de palco de Jaorish!

Jaorish no desfile do dia 7 de Setembro
de 2009, quando foi destaque em
carro alegórico quando Escola Municipal
homenageou seu pai Telles Júnior.
Hoje é o aniversário dos 40 anos que Jaorish Gomes Teles da Silva atuou primeira vez num palco. Ocorreu no dia 29 de Julho de 1973, quando ele ainda com 8 anos de idade contracenou com o poeta, historiador, pintor ator Prof. Juarez Carlos; durante o Festival Telles Júnior na Cidade do Ribeirão - PE (Movimento estudantil daquela cidade homenageou o pai de Jaorish intitulando um festival de cultura com o nome do artista que muito marcou a cultura regional da Mata Sul Pernambucana, ele ainda em vida), sob a direção do pai (foto de Telles Júnior ao lado), numa apresentação do GRUCALP. 

Poeta historiador pintor Odontólogo Prof. Juarez Carlos 
O Centro Cultural do GRUCALP programou uma comemoração. Adiada por motivos de respeito ao Festival Hermilo Borba Filho acontecendo nesses dias no Cinema Theatro Apolo. Direção do Centro Cultural achou melhor adiar para agosto quando será comemorado também o aniversário dos 51 anos de surgimento do GRUCALP. E em Agosto tem a data comemorativa de quando Jaorish compôs o primeiro poema.
Desde início de atividades artísticas no GRUCALP, Jaorish é abnegado guerreiro cultural, proficuamente continuando a luta cultural do pai fundador desta nossa entidade cultural. Na infância se dedicou ao teatro de fantoche. Criou um jornal infantil para uma equipe de crianças que participava do GRUCALP.
Jaorish com 5 anos de idade, fotografado tendo nas mãos um exemplar do Jornal O OLHO e atrás dele, pinturas em tela do pai Telles Júnior.
Na adolescência, foi dedicado repórter e redator do GRUCALP JORNAL (criado por Joab Borbosa Campos). Promoveu sessões de filmes educativos, campanhas culturais desde tenra idade.
Em 1987, podado de conseguir pautas no Cinema Theatro Apolo, decidiu construir palcos em qualquer lugar, construindo a personagem REPÓRTER ABELHUDO (usando uma boina vermelha de paraquedista e botas de guerreiro de selva, munido de gravador, era o repórter que se metia em tudo, questionando e entrevistando e publicando no Jornal O OLHO mimeografado)... Esse costume foi levado para a Internet quando criou o site COLMÉIA DAS LETRAS (pioneiro no registro de fatos em Palmares), em 1998 e depois o site do Jornal O OLHO.
O engajamento social e solidariedade aos movimentos de base sempre foi características do artista. Apoiando movimentos estudantis, sindicais (em 1995 esteve envolvido na criação e coordenação da ARTEMASUL - Articulação de Entidades da Mata Sul, como um dos coordenadores, GRUCALP junto com CPT, Sindicatos, CENTRU, etc). Ações teatrais e palestras se extenderam até cidades de Alagoas, auxiliando associações rurais e movimento estudantil, movimentos de mulheres, etc.
Jaorish foi Diretor Regional Mata Sul da Federação de Teatro de Pernambuco.
Lutador ferrenho em prol da instalação do Núcleo Municipal da União Brasileira de Escritores (U. B. E.) em Palmares, desde 1989, finalmente o almejado ocorreu em Maio de 1995. O Núcleo ficou instalado por uma Comissão de Escritores Pernambucanos, no Centro Cultural do GRUCALP que na época funcionava no 1º Andar anexo ao prédio da Loja Maçônica Fraternidade Palmarense Nº1.

Reconhecimentos:



Comissão da Academia de Artes e Letras de Pernambuco quando entregou Troféu Ana Ivo de Cultura à Jaorish, em Maio de 1993, no Ginásio Poliesportivo O Portelão: Presidente Carlos Ferraz, Atriz Geninha da Rosa Borges, Poetisa Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo. Jaorish o canto esquerdo.

Em 1993 foi agraciado com o TROFÉU ANA IVO DE CULTURA (segunda honraria concedida a um artista pela Academia de Artes e Letras de Pernambuco) por sua ação como Diretor de Teatro e Ator, educando jovens através da Arte.
Nesse mesmo ano, o Ministério do Auxílio Econômico da Alemanha o convidou para curso de especialização através da Fundação Alemã para o Desenvolvimento Internacional, na Bavária, naquele país. Ao findar o curso, Jaorish recebeu convites para se mudar para o exterior mas não aceitou, escolheu continuar se dedicando à luta grucalpense, na qual ainda está com afinco.

Jaorish em leitura interpretada, ao lado do Prefeito Luiz Portela de Carvalho, durante cerimônia FLAMBOR DA PÁTRIA, promovido pela Rádio Cultura dos Palmares, em 1985.
Em 2002 o Poder Legislativo Palmarense concedeu à Jaorish a mais alta honraria Municipal: MEDALHA LUIZ PORTELA DE CARVALHO (Proposta do Vereador poeta ator Iraquitan Oliveira, quando a Presidência da Câmara de Vereadores era ocupada pelo Educador advogado poeta cantor instrumentista Luiz Antonio Marques de Melo - Lulika; e o Chefe do Poder Executivo era Francisco de Assis Rodrigues, o popular Chiquinho no seu 3º mandato), reconhecendo os méritos do seu trabalho cultural e educacional. E saudoso Luiz Portela de Carvalho era o Padrinho de Batismo de Jaorish. Na mesma ocasião foi concedido a COMENDA DOM HELDER CÂMARA ao GRUCALP. Na foto ao lado, Prefeito Chiquinho, Jaorish, Elizabeth Gomes Teles e Iraquitan Oliveira.




Jaorish proferindo Palestra de Abertura da III Conferência de Cultura dos Palmares, a convite de Lucia Helena Porto, Presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, na administração do Prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo (o popular Beto).
Atualidade:
Atualmente, Jaorish coordena voluntariamente projetos no Centro Cultural do GRUCALP, e assessora como Diretor de Relações Públicas, sua mãe Elizabeth Gomes Teles da Silva, Presidente da entidade cultural. Participa nas equipes de coordenação de Fóruns: Fórum Permanente de Economia Solidária da Mata Sul Pernambucana Ecosol Mata Sul Pernambucana), Fórum Permanente de Cultura dos Palmares Fórumpermanente De Cultura Dos Palmares) e Fórum Permanente do Meio Ambiente dos Palmares Forumpermanentemeioambiente Dos Palmares).

Organizador do Centro Cultural do GRUCALP desde 2002, fundou a Webrádio Colméia GRUCALP ( Webradiocolmeia Grucalp).
Jaorish é ator, técnico de palco e Diretor de Teatro com registro profissional (DRT 883) e matriculado no SATED - PE (matrícula 035). Escritor Membro Nº 0427 da União Brasileira de Escritores, Seccional Pernambuco.

Jaorish interpretando monólogo com fantoches, no lançamento de 3 livros seus, dia 30 de Dezembro de 2004,  ao ar livre, na rua defronte ao Museu Telles Júnior - Palmare - PE.
Publicou 4 livros: Reciclagem de Sentimentos (poemas e crônicas, na 3ª Edição), Esqueceram que os poetas sabem voar (poemas, na 2ª Edição), Os órfãos da Lua e outras cenas (3 peças teatrais) e Luminar poético do Devaneio Passional (romance). Tem 3 livros inéditos (biografia de Telles Júnior, livros de poemas).
Livro inédito de Jaorish
Engajado ativista ambiental é filiado ao Movimento Ecossocialista de Pernambuco (MESPE).

A DIRETORIA E SÓCIOS EM GERAL DO GRUCALP DESEJAM PARABÉNS À JAORISH POR MAIS ESTE ANO DE TEIMOSIAS AQUI NA TERRA PALMARINA!


Site de Jaorish: www.jaorish.xpg.com.br